Açude Cachoeira apresenta o menor volume de água disponível no ano para o abastecimento da população de Aurora

FOTO: Henrique Macêdo O Açude Cachoeira, localizado em Aurora, apresenta hoje o menor volume do ano, com 10,84% (3.72 hm3) de água disponível para o abastecimento da população. Esse percentual...

por


FOTO: Henrique Macêdo

O Açude Cachoeira, localizado em Aurora, apresenta hoje o menor volume do ano, com 10,84% (3.72 hm3) de água disponível para o abastecimento da população. Esse percentual é uma média da quantidade de água que o manancial tem para ofertar aos seus 24.654 habitantes até o final de 2019. O reservatório fica localizado na bacia do Salgado, e tem capacidade para armazenar 34.33 hm3 de água.

O resultado das chuvas irregulares do primeiro semestre não refletiu em bom aporte no açude aurorense.
O cálculo foi feito com base na soma da capacidade total e do volume mais recente, conforme dados divulgados nesta terça-feira, 10, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh – Bacia do Salgado). O órgão alerta a população que se faz necessário economizar o liquido precioso para garantir o abastecimento nos anos seguintes.
Em 2 de agosto, o reservatório passou por um ciclo de alocação negociada de água que definiu a operação e vazão de retirada do manancial para o segundo semestre. A decisão tomada pelo comitê de bacia do salgado priorizou a demanda para o abastecimento humano no município, devido à baixa acumulação de água no açude.
(Fonte: Site Aurora Notícias)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

MAIS DO Notícias do Ceará

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp